Campanha é tema de atividade promovida pelo Festival CONTATO em Parceria com o Conselho Municipal de Cultura e a Prefeitura Municipal.

 

Nesta quinta-feira, 28, às 19 horas, no Auditório do Paço Municipal, acontece mais uma edição do projeto São Carlos Debate Cultura: “Banda Larga é um Direito seu!” que abordará o Plano Nacional de Banda Larga, seu desenvolvimento no País e especialmente na cidade de São Carlos, discutindo o futuro do acesso à internet o seu impacto nas práticas sócio-culturais. Neste dia também será lançada no município a campanha nacional que leva o mesmo título e que se iniciou no último 25 de Abril.

A democratização no acesso à banda larga, e a todos os meios de comunicação, é um assunto estruturante ao Festival Contato que se baseia no processo colaborativo de produção de conteúdo e utilização de novas mídias, sendo o desenvolvimento e a democratização dos meios de comunicação uma forma de inclusão social da população, e a internet como um serviço essencial na efetivação de direitos fundamentais, como espaço de expressão plural e diversificado de opiniões e difusão de conteúdo de diversas manifestações culturais.

O município está em fase de elaboração do seu Plano Municipal de Cultura através do Conselho Municipal de Cultura e em fase de implantação do projeto Rede Sanca, uma rede de alto desempenho na cidade de São Carlos, interligando instituições de Ensino, Pesquisa e Entidades que dela participam. Do debate participarão também o Deputado Federal Newton Lima Neto, proponente da subcomissão de acompanhamento do Plano Nacional de Banda Larga na Câmara dos Deputados,  representantes do Conselho de Cultura , da Associação das Rádios Públicas do Brasil – ARPUB e do movimento de Pontos de Cultura. O debate será transmitido aovivo pelo usuário twitter @festivalcontato.

 

Para discutir o tema, estarão presentes na mesa:

 

Profa. Dra. Regina Borges de Araujo

Professora Associada do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos, fundadora do Laboratório WINDIS – Wireless Networks and Distributed Interactive Simulations e Secretária Geral de Informática da UFSCar desde outubro de 2004

 

Daniel Marostegan Carneiro

Arquiteto e Coordenador do Pontão de Cultura Digital Nós Digitais e Conselheiro representante das Entidades Culturais no Conselho Municipal de Cultura.

 

Prof. Dr. Newton Lima Neto

Deputado Federal proponente da subcomissão de acompanhamento do Plano Nacional de Banda Larga na Câmara dos Deputados.

 

Ricardo Rodrigues

Diretor Geral do Festival Contato e da Rádio UFSCar, presidente do Conselho Municipal de Cultura e diretor de Comunicação da Associação das Rádio Públicas no Brasil, presente na Comissão Nacional da Campanha Banda Larga é um Direito Seu!

 

Serviço Debate : Banda Larga é um Direito Seu!

Local: Auditório Bento Prado do Paço Municipal

Rua: Episcopal, 1575 – Centro

Horário: 19 horas

Entrada Gratuita

Mais informações pelo site www.contato.ufscar.br e pelo telefone 3351.8099

Transmissão em @festivalcontato